Missão e valores

MISSÃO - "Assegurar a ordem pública no território tocantinense, através do exercício da polícia ostensiva, buscando a excelência e a parceria com a comunidade."

Conforme o art.144 da CF/88 e art. 114 da Constituição do Estado do Tocantins/89, a Missão da Polícia Militar é promover em todo o Estado do Tocantins, através do policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, a preservação da ordem pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio, a manutenção da tranqüilidade pública e da paz sociall

VISÃO - "Ser referência Nacional na prestação de serviço de Segurança Pública, promovendo os direitos humanos e constuindo-se patrimônio do povo tocantinense."

VALORES - Conforme o Art. 32 DA Lei n.º 2.578, de 20 de abril de 2012, que dispõe sobre o Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins, e adota outras providências:

  1. Sentimento de servir à comunidade, traduzido pela vontade inabalável de cumprir o dever militar e pelo integral devotamento à manutenção da ordem pública mesmo com o risco da própria vida;
  2. O civismo e o culto às tradições históricas;
  3. A fé na elevada missão da corporação;
  4. O espírito de corpo, o orgulho do militar pela organização a que serve;
  5. O amor à profissão militar e o entusiasmo com que é exercida;
  6. O aprimoramento técnico-profissional.