04 - Valores Sociais

 Os Policiais Militares especializados em orientar crianças sobre as drogas e a violência são exemplos de cidadania. A presença do Policial PROERD na escola traz segurança a toda comunidade escolar.

 As informações transmitidas às crianças a respeito das drogas e dos tipos de abordagens que estão sujeitas, atuam como uma vacina, para que conscientizadas, elas possam dizer NÃO às drogas.

 O PROERD, sendo uma atividade educacional preventiva, é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e principalmente mais segura.

 O QUE AS PESQUISAS DEMONSTRAM?

 A eficiência deste programa é comprovada mundialmente através de pesquisas científicas e no Brasil não é diferente. A USP – Universidade de São Paulo elaborou uma pesquisa científica em 2004, que foi coordenada pela Dra. Sueli de Queiroz, pesquisadora do “Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e outras Drogas” (GREA). Após todos os trabalhos ficou evidenciado que o PROERD alcançou a média de 95% de aprovação aqui no Brasil. Tal pesquisa só veio confirmar a eficiência do programa como nos diversos países em que é aplicado, mostrando com isto, que a Polícia Militar vem desenvolvendo o PROERD com extrema seriedade e profissionalismo.

 O Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas - CEBRID, faz pesquisas todos os anos e os resultados recentes são de que a maioria dos jovens que passaram por projetos sociais como o Proerd se afastam das drogas.

 Em Pouso Alegre – MG uma pesquisa realizada em 2005 atestou que 99,73% dos mais de 9.000 alunos que passaram pelo programa não apresentaram registro de delinqüência e nem de uso/tráfico de drogas.