06 - Aplicação do Proerd

O início do Programa na escola é precedido por uma reunião com pais e educadores, no sentido de divulgar o programa e orientar o engajamento e a participação de todos no processo.

HABILITAÇÃO DO DOCENTE

O corpo de instrutores é composto por policiais militares voluntários, os quais são selecionados rigorosamente observando-se a conduta moral e a experiência com atividades sociais e educativas. Onde são rigorosamente avaliados, e os cursos contam em seu corpo docente com profissionais que atuam em áreas afeta à prevenção, como: Saúde, Educação, Psicologia e Legislação.

O policial Proerd comparece fardado na escola uma vez por semana ao longo de um semestre e acompanhado do professor da turma ele ministra as aulas para os estudantes. As aulas são organizadas mediante os respectivos currículos com o material didático apropriado ao público alvo.

LIÇÕES DO PROERD

As Lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

Na conclusão do curso, ao final de cada semestre, as crianças elaboram uma redação sobre o que aprenderam com o programa e, durante a formatura recebem o certificado PROERD, ocasião em que prestam o compromisso diante da Polícia, da Escola e da Família, de manterem-se longe das drogas e da violência.

CURRÍCULOS PROERD

Educação Infantil (1º e 2º ano  - oito encontros);

3º e 4º ANO ( 2ª e 3ª série – quatro encontros);

5º ANO (4ª série – dez encontros);

7º ANO (6ª série – dez encontros);

Pais - Capacitando os pais para ajudarem os filhos a fazerem escolhas positivas (cinco encontros).