Racionalização do Equilíbrio é tema de palestra de abertura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PM em Palmas

17/04/2017 - Lara Tavares/ Governo do Tocantins

Racionalização do Equilíbrio foi o tema da palestra ministrada pelo secretário da Administração do Estado, Geferson Oliveira Barros Filho, durante a abertura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da Polícia Militar, no auditório do Quartel do Comando Geral, em Palmas, na tarde dessa segunda-feira, 17. Na ocasião, a corporação lançou ainda o Curso Especial de Aperfeiçoamento de Sargentos (CEAS).

A promoção dos cursos de aperfeiçoamento visa à capacitação contínua do capital humano da PMTO para que os militares tenham uma visão sistêmica de controle e planejamento organizacional. Dessa forma, os capitães do quadro operacional e primeiros e segundos sargentos do quadro de praças estarão aptos para desenvolver atividades inerentes ao posto ou a graduação, acarretando ainda à ascensão na carreira policial militar.

A solenidade teve início com as palavras do capelão evangélico, Jocelindo Marcos Cordeiro Sobral, que enalteceu os esforços, a capacidade e a disciplina de cada policial militar que inicia o curso. “É com sentimentos de orgulho e alegria que participo dessa ocasião tão importante na vida de vocês. Abriu-se um novo caminho e uma nova etapa em vossas vidas. É momento de agradecer às conquistas e à oportunidade de ascensão na carreira”, finalizou.

Durante a palestra o secretário da Administração do Estado, Geferson Oliveira Barros Filho, destacou a importância da convergência de ações institucionais que busquem o equilíbrio corporativo. Tratando ainda dos desafios da gestão pública no que tange ao controle institucional e à transparência nas relações administrativas que além de otimizarem os resultados ainda geram benefícios sociais.

No evento, o diretor da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, o tenente coronel Dosautomista Honorato de Melo, apresentou a matriz curricular do CAO que possui carga horária de 700 horas/aula e está previsto para finalizar em meados de agosto. Já o CEAS, previsto para iniciar em junho, possui carga horária de 202 horas/aula que serão disponibilizadas em aulas presenciais e semipresenciais cujos conteúdos podem ser acessados por meio da plataforma EAD da corporação.

Para o comandante geral da PM, coronel Glauber de Oliveira Santos, a abertura de novos cursos de aperfeiçoamento valoriza e dá subsídios à tropa para a execução de suas funções na corporação.

“O esforço da PM juntamente como o Governo do Estado é proporcionar melhores condições de serviço aos militares que abnegamente se entregam ao serviço policial militar honrando a corporação e a sociedade tocantinense”.

E completou, “nossa gestão assumiu o compromisso de primazia ao aperfeiçoamento, e com isso, temos desenvolvido cursos de ensino e de práticas policiais que tanto têm contribuído para obtermos resultados eficientes, baseados em planejamentos operacionais estratégicos”, pontuou o comandante geral.

Semana Tiradentes

A aula inaugural do CAO e o lançamento do CEAS fazem parte das comemorações da Semana de Tiradentes na qual a corporação irá realizar ações institucionais que seguem até o dia 21 de abril.