Em Guaraí, análise comparativa de ocorrências da PM aponta redução da criminalidade na região

19/04/2017 - Lara Tavares / Governo do Tocantins (revisão)

O 7º Batalhão da Polícia Militar, localizado em Guaraí, divulgou nesta quarta-feira, 19, uma análise comparativa trimestral de ocorrências deste ano em relação ao mesmo período do ano de 2016. A unidade militar abrange oito municípios, sendo eles, Guaraí, Colméia, Fortaleza do Tabocão, Presidente Kenned, Itaporã do Tocantins, Pequizeiro, Goianorte e Couto Magalhães, atendendo assim 58.681 habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2016.

Segundo a pesquisa, crimes de furto/roubo de veículos foram registrados 11 vezes em 2016. Já nesse trimestre houve somente quatro registros, ocorrendo assim uma queda de 63%. Já as ocorrências de furto/roubo em residências teve redução de 37% e o crime de furto/roubo a transeuntes reduziu pela metade, 50%. A análise demonstra que o Batalhão Guará tem atuado intensamente na realização do policiamento ostensivo e preventivo, visando dar mais segurança à população.

Outro apontamento bastante positivo foi o aumento na quantidade de drogas apreendidas, de 643 gramas, no primeiro trimestre de 2016, para 2,136 kg no primeiro trimestre desse ano, sendo um aumento de 332% nas apreensões.

O major Presley Cruz Nunes, comandante do 7º BPM, explica que tem sido realizado um trabalho satisfatório de combate a criminalidade através do empenho dos policiais militares que trabalham em viaturas, assim como do reforço do administrativo nas operações de Expediente Operacional, buscando intensificar a presença da Polícia Militar nas ruas.

“Os bons resultados tem sido alcançados por meio da presença ostensiva e preventiva da Polícia Militar nas ruas, o que contribui significativamente para a redução dos índices de criminalidade, quer seja pela inibição dos criminosos, quer seja pela repressão”, afirmou.