Agentes ambientais mirins

O “Programa Agentes Ambientais Mirins” é um projeto sócio-pedagógico do 3º Pelotão Ambiental da Cipama (Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental), que atende crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino de Gurupi, oriundas de famílias de baixa renda, que ainda não foram contempladas em outros programas semelhantes.

O “Programa Agentes Ambientais Mirins” nasceu em agosto de 2004 com o objetivo de proporcionar condições favoráveis para auxiliar na formação biopsicosocial das crianças e adolescentes.

Ele busca oferecer ensinamentos teóricos e práticos relacionados ao meio ambiente, dando ênfase à necessidade de conservação e manutenção de um ambiente saudável; realizar atividades internas e externas que desenvolvam e valorizam as atitudes positivas, tais como: respeito, cooperação, cidadania, amizade, dedicação, união, dentre outras; desenvolver ações que despertem a consciência das crianças e adolescentes para a importância da família, dos estudos, do trabalho, da saúde e do respeito ao bem público, às pessoas e às leis.

O “Programa Agentes Ambientais Mirins” é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Gurupi, com o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e diversas outras instituições, como por exemplo: Naturatins, Unirg e Cooperfrigu.

As aulas possuem conteúdo teórico e contam também com diversas atividades práticas, que vão mudando ao longo do semestre. Nessas aulas, os “Agentes Ambientais Mirins” recebem instruções de civismo, cidadania, auxílio escolar, educação ambiental, instruções de prevenção ao uso de drogas, noções de primeiros socorros e higiene pessoal.

Os “Agentes Ambientais Mirins” recebem uniformes, materiais didáticos (cadernos, lápis, borracha, etc.), equipamentos esportivos e de treinamento.

Desde sua criação o "Programa Agentes Ambientais Mirins" ja contou com diversos conteúdos programáticos como Educação Ambiental; Programa Antidrogas; Noções de Primeiros Socorros; Noções de Prevenção e Combate a Incêndios; Natação Utilitária (para salvamento); Atividades Esportivas; Recreação e Lazer; Atividades Culturais e Artísticas; Acompanhamento e Apoio Escolar; Ética, Convivência Social e Civismo; Educação Para o Trânsito; Educação Religiosa.